Algoritmo

Um algoritmo é um conjunto de regras que fornece de uma sequência de operações para resolver um problema específico, uma descrição passo a passo de um processo de linguagem natural.
Para podermos resolver um problema no computador é necessário que seja primeiramente encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso que encontremos uma sequência de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Além disto será necessário definir como os dados serão processados e armazenados pelo computador. Portanto, a solução de um problema de computador é baseada em dois pontos: a sequência de passos e a forma como os dados serão armazenados. Esta sequência de passos é chamada algoritmo. Para se ter um exemplo de algoritmo podemos citar a receita de um bolo, onde temos a descrição passo a passo do seu preparo.
A noção de Algoritmo é fundamental para a computação.
Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (no caso do bolo, farinha, ovos, fermento, etc.) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o usuário. Um algoritmo tem cinco características importantes: Finitude (um algoritmo sempre deve terminar após um número finito de passos), Definição (cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido, as ações devem ser definidos rigorosamente e sem ambiguidade), Entradas (um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é quantidades que lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar), Saídas (um algoritmo deve conter uma ou mais saídas, quantidade essa que tem ligação com a entrada), e Efetividade (todas as operações devem ser suficientemente básicas, a ponto que possam ser executadas por um ser humano em um tempo finito utilizando lápis e papel).
Todos nós conseguimos construir algoritmos, se não fosse possível, não conseguirimos sair de casa pela manhã, ir ao trabalho, ir a escola,decidir qual o melhor caminho para poder chegar a um determinado local, voltar para casa, etc. Para que tudo isso seja feito é necessário uma série de entradas, do tipo: a que horas acordar, que horas sair de casa, qual o melhor meio de transporte, etc. Um fator importante é que se pode haver mais de um algoritmo para resolver um determinado problema, como por exemplo: Para ir de casa ao trabalho, posso escolher diversos meios de transporte em questão do preço, conforto, rapidez, etc. A escolha será feita de acordo com a qual melhor adequada as minhas necessidades. Um algoritmo, utilizado em programação, linguagem C, por exemplo, pode ser escrito da seguinte maneira:
Para um programa simples onde a função dele é somar dois valores podemos fazer o seguinte:
1. Inicio;
2. Exiba "Informe o 1º valor:";
3. Leia N1 (N1 é o nome da variável de memória* equivalente ao primeiro valor);
4. Exiba "Informe o 2º valor:";
5. Leia N2 (N2 é o nome da variável de memória* equivalente ao segundo valor);
6. Some N1 com N2;
7. Exiba "Resultado";
8. Exiba o valor da soma;
9. Fim;
Este é o algoritmo técnico,que acabamos de desenvolvê-lo sempre especificando passo a passo o que deve ser feito.
*Variável de Memória: É o local reservado para armazenar dados temporariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linguagem C++

Tipos de Processamento

Modos de Transmissão