Tipos de Processamento

Existem 3 tipos de processamento: Batch, On-line e Real Time.

Processamento em Batch: É o processamento em lotes, as informações são coletadas ou recebidas, armazenadas e submetidas a processamento posterior. No nosso dia-a-dia muitos processamentos são realizados em Batch e não nos damos conta disso como, por exemplo: Leituras de consumo de água, luz, cartões de crédito e débito para o comerciante. Explicando: Na leitura de consumo de água por exemplo, a distribuidora de água não fica sabendo qual foi o seu consumo automaticamente após a leitura, e sim somente após a chegada do funcionário na sede da empresa onde todos os dados serão processados.

Processamento On-line: É o processamento atualizado, as informações são processadas no mesmo momento em que são registradas. Como no processamento em Batch, o processamento On-line é mais frequente do que você imagina. Como por exemplo: Créditos de celulares, operações financeiras, operações com cartões de crédito e débito para o usuário. Podemos citar um exemplo bem comum para descrever esse tipo de processamento, o cartão de debito, o valor é descontado de sua conta no mesmo momento em que você realiza a compra.

Processamento Real Time: É o processamento imediato, as informações são processadas no momento em que são registradas, gerando um novo processamento sub-sequente. Ex.: Piloto automático, GPS.
É muito parecido com o processamento On-line, só que após as informações serem processadas que acontece no mesmo momento em que são registradas, ela acaba gerando um novo processamento.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário e diga o que achou sobre o conteúdo do Blogger

Postagens mais visitadas deste blog

Linguagem C++

Modos de Transmissão