Pseudocódigo

Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudo-código e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Uma máquina computacional é essencialmente uma máquina de entrada/saída de dados. Podemos definir dois tipos de dados : constante, que é um determinado valor fixo que não se altera até o término do programa e variável que corresponde a uma posição na memória do computador que armazena um determinado dado que pode ser modificado ao longo do programa. Ao determinarmos uma variável ela aloca uma determinada posição na memória do computador denominada variável de memória. Assim há a necessidade de determinarmos o tipo da variável de modo a se ter espaço suficiente para a alocação de qualquer dado do tipo declarado.

  • Todo programa deve ser iniciado com programa SeuNome




  • O Início e Fim do programa serão limitados pelos marcadores Inicio e Fim




  • As variáveis serão declaradas no início do programa como NomeVariável:tipo da variável




  • Variáveis não podem ter espaço em branco e não podem ter seu nome iniciada por número




  • Caracteres especiais não devem ser utilizadas nos nomes das variáveis (´,`, ~,ç ,- e afins)




  • Deve-se evitar o uso de palavras-reservadas (e aquelas utilizadas pelo programa para funções específicas como é o caso de Inicio e Fim até agora). Para facilitar estas palavras estarão em negrito




  • Consideraremos que os nomes das variáveis são case sensitive, diferenciam maiúsculas e minúsculas. Desta forma, o nome declarado de uma variável deve ser exatamente o mesmo, incluindo maiúsculas e minúsculas até o final.




  • Usaremos os comandos leia para receber dados do usuário e escreva para exibir dados ao usuário.




  • Os textos a serem exibidos na tela ou que tenham de ser inseridos como caracter serão colocados entre "aspas".




  • Os comentários sobre o código podem ser inseridos {entre chaves} servindo apenas para efeito de informação, mas não alterando o código.




  • Vamos agora criar um programa em pseudo-código que defina os tipos de variáveis relacionadas ao cadastro de um livro e receba estes dados do usuário e imprima na tela.
    programa Livro {definição do nome do programa}
    Inicio
    CODIGODOLIVRO:inteiro
    TITULO, AUTOR, EDITORA:caracter {declaração de variáveis}
    escreva "Este é um programa em pseudo-código que exibe na tela os dados de um livro"
    escreva "Digite o código do livro"
    leia CODIGODOLIVRO
    escreva "Digite o título do livro"
    leia TITULO
    escreva "Digite o autor do livro"
    leia AUTOR
    escreva "Digite a editora do livro"
    leia EDITORA
    escreva "O código do livro é", CODIGODOLIVRO
    escreva "O título do livro é", TITULO
    escreva "O autor do livro é", AUTOR
    escreva "A Editora do livro é", EDITORA
    Fim

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Linguagem C++

    Tipos de Processamento

    Modos de Transmissão