Modos de Transmissão

Os modos de transmissão são as maneiras ou técnicas, através das quais as informações são transmitidas. Para uma transmissão dada numa via de comunicação entre duas máquinas, pode ser efetuada de diferentes maneiras:

Sentido:
  • Simplex
  • Half - Duplex
  • Full Duplex
 Meios: 
  • Série
  • Paralelo
Transmissão:
  • Sincrono
  • Assincrono
  • Assimétrico
Para podermos esclarecer cada uma das maneiras acima citadas vamos falar mais um pouco de cada uma delas:

Simplex: O modo de transmissão Simplex é o modo de transmissão em sentido único ou uniderecional, caracteriza-se em uma ligação na qual os dados circulam num só um sentido, ou seja do emissor para o receptor. Este tipo de ligação é útil quando os dados não têm necessidade de circular nos dois sentidos (por exemplo: Pager, Rádio, TV).

Half - Duplex: O modo de transmissão Half - Duplex é o modo de transmissão em sentido duplo em função do tempo, não simultâneo. Assim, com este tipo de ligação, cada extremidade da ligação emite por sua vez. Este tipo de ligação permite ter uma ligação bidirectiva que utiliza a capacidade total da linha. Ex.: Rádio Nextel.

Full - Duplex: O modo de transmissão Full - Duplex é o modo de transmissão em sentido  duplo ou biderecional simultâneo. Assim, cada extremidade da linha pode emitir e receber ao mesmo tempo, o que significa que a banda concorrida está dividida por dois para cada sentido de emissão dos dados, se um mesmo suporte de transmissão for utilizado para as duas transmissões. Ex.: Telefone fixo, Celular, Fast - ethernet, modems.

Transmissão em modo Série: Na transmissão em modo série, os bits que compõem o carácter são enviados um a um através de uma única via de dados. Ex.: Usb, Sata, Sas.
Transmissão em modo Paralelo: Na transmissão em modo paralelo, os bits que compõem o carácter são enviados simultâneamente através de várias vias de dados. Ex.: LPT1, LPT2, IDE, SCSI, PCI.

Transmissão em Modo Assimétrico: No modo de transmissão Assimétrico as velocidades são diferentes em relação do sentido.
Ex.: Acesso Discado: Upload: 32 Kbps / Download: 56.6 Kbps;
ADSL (Speedy): Upload: 128 kbps / Download: 2 Mbps (A velocidade pode variar de acordo com a velocidade contratada).

Modo de Transmissão Assíncrono: No modo de transmissão Assíncrono os carácteres são enviados um a um sem controle de tempo entre um e outro. Assim, imaginemos que só um bit é transmitido durante um longo período de silêncio… o receptor não poderia saber se se trata de 00010000, ou 10000000 ou ainda 00000100…
Para remediar este problema, cada carácter é precedido de uma informação que indica o início da transmissão do carácter (a informação de início de emissão chama-se bit START) e termina com o envio de uma informação de fim de transmissão (chamada bit STOP, pode eventualmente haver vários bits STOPS).

Características:
- Baixa Velocidade
- Fácil Implementação
- Baixo Rendimento (alto ovelHead)

Modo de Transmissão Sincrono: Na transmisão em modo Síncrono os carácteres são enviados em blocos e em intervalos de tempo definidos, carácteres de sincronismo são enviados durante a transmissão para manter o sincronismo entre as máquinas.

Características:
- Boa qualidade de transmissão
- Custo de transmissão mais elevado
- Equipamento mais sofisticado
- Ideais para transmissão de sinais sensíveis a atraso (voz, música, vídeo)
- Transmissão com maior confiabilidade
- Adequado para aplicações multimídia

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário e diga o que achou sobre o conteúdo do Blogger

Postagens mais visitadas deste blog

Linguagem C++

Tipos de Processamento